#15 – School of Law – UCI – Califórnia – USA – 14.08.12

'Your honors', Dr. Leonardo Mattos e Dr. Andrew Guilford

Transcrevo abaixo, após ter recebido, via e-mail, nesta data, o discurso elaborado e proferido, na cerimônia da nossa formatura, pelo nobre amigo, colega de curso, conterrâneo, do estadão de Goiás, e magistrado, lotado atualmente em Rondônia, Dr. Leonardo Leite Mattos e Souza, que muito nos honrou e agregou com as suas intervenções cirúrgicas durante as nossas aulas…

 

 

DIRCUSO DE FORMATURA DA 1ª TURMA DO CURSO DE EXTENSÃO

BRAZILIAN EXECUTIVE LAW PROGRAMS, REALIZADO PELA UNIVESIDADE DA CALIFÓRNIA/IRVINE (UCI) E PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV)

3 de agosto de 2012 – Hotel Morriott – Irvine, CA, U.S.

“Aos colegas que me escolheram para orador da 1ª turma do curso denominado, realizado pela FGV em conjunto com a UCI.

Peço licença para falar em minha língua pátria.

Magnífico reitor Gary W. Matkin,

Querida Professora Grace C. Tonner,

Vivemos num mundo globalizado, com a integração das várias sociedades e comunidades internacionais num único mercado capitalista, não havendo, neste dia, contudo, vinculação do termo capitalismo a uma exegese negativa, pejorativa.

A rigor, a globalização ou a mundialização, como queiram, transcende a economia e alcança agora o conhecimento científico, e, de forma ainda mais intensa, nossas culturas.

Logo, o conhecimento cultural é tão importante que vários países do mundo desenvolvem intercâmbios com o escopo de capacitar pessoas para alcançar espaço no tão concorrido mercado de trabalho global.

Para muitos de nós, brasileiros, esse intercâmbio cultural e globalizado nos foi oportunizado por uma linda, magnífica, grande e importante entidade de ensino dos Estados Unidos da América: a Universidade da Califórnia, centro de excelência educacional tão bem localizado na maravilhosa cidade de Irvine, no condado de Orange.

Deveras, por duas semanas a Fundação Getúlio Vargas e a UCI proporcionaram aos estudantes brasileiros que convivem com a ciência do Direito, com a vida jurídica Sul Americana e oriunda do civil law, a possibilidade de angariar mais conhecimento, agora com magnitude internacional.

Envaidece-nos obter conhecimento de uma universidade que formou prêmios nobeis, uma das melhores escolas de ensino superior do mundo, uma universidade que compartilha seu conhecimento com pessoas do mundo inteiro, sem qualquer discriminação de gênero, cor, raça.

Digníssimos professores da UCI, em nome dos alunos do curso extensivo de Direito agradecemos sinceramente a recepção, a acolhida, a gentileza e a atenção a nós dispensada. Consignamos nossos agradecimentos aos prestativos estudantes e trabalhadores que atuam no campus da UCI.

É preciso consignar a educação dos estudantes e funcionários da Universidade e a preocupação da UCI em nos receber. De igual modo, é maravilhoso ver a preocupação da UCI com os idosos e os menos favorecidos.

Com efeito, agradecemos aos EUA de Rosa Louise McCauley, mais conhecida por Rosa Parks, considerada a “Mãe do Movimento dos Direitos Civis dos Dias Atuais”, pela sua receptividade.

Agradecemos aos EUA que acolheu Chen Guangcheng e sua família pela hospitalidade a nós dada.

Agradecemos aos EUA da panamenha Lynn Hunt, historiadora e professora da UC-LA, autora de ‘A Invenção dos Direitos Humanos’.

Nossos agradecimentos à Fundação Getúlio Vargas, ao Prof. Sérgio Guerra, ao Prof. Sérgio Tadeu, mantenedor da colaboradora Strong Brasil, às gentis e carinhosas professoras Gely Volkman e Kelly Oto, aos nossos tradutores e à Universidade da Califórnia, Campus de Irvine, pelo curso ministrado, esperando para breve um novo colóquio.

Finalmente, se a gentileza, hospitalidade e receptividade brasileiras são mundialmente conhecidas, certamente o Brasil tem nos EUA um dos seus maiores concorrentes.

Que Deus e o amor estejam em todas as américas.

Obrigado!”

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em International Business Law - UCI e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *