17 – Amistad

Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, no entanto, o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em Filmes já vistos e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para 17 – Amistad

  1. Marcos Paulo disse:

    Acabo de assistir este filme… realmente se trata de uma obra inesquecível, que aborda a aberração que foi a escravidão humana em massa, ocorrida no século XIX.
    De forma primorosa, também entra nos meandros de uma sociedade que tem no sistema jurídico vigente, conforme Foucault, a sua própria imagem….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.