19 – Anatomia de um Crime

Uma crítica severa ao sistema judiciário. O diretor austríaco Otto Preminger (“O Homem do Braço de Ouro”, “Laura”, “Bom Dia, Tristeza”) tem aqui um dos pontos altos de sua carreira. É um filme carregado de diálogos e temas fortes. Foi um dos primeiros longas-metragens a discutir abertamente a violência sexual, por exemplo. Também serviu para tirar o astro James Stewart da camisa-de-força que foram os papéis de bom moço. O advogado trambiqueiro Paul Biegler (Stewart) aceita defender o tenente do exército Manion (Ben Gazzara), acusado de matar o homem que estuprou sua mulher Laura (Lee Remick). Vê no caso a chance de tirar sua carreira do limbo. Mas ele não imagina a encrenca em que irá se meter. O suspeito não é um exemplo de bom caráter e a mulher está longe da imagem de santa. Hábil narrador, o cineasta arma um drama psicológico denso, desvendando o interior de seus personagens, e mostra os artifícios utilizados para acobertar a verdade num tribunal.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em Filmes já vistos, Minha videoteca e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para 19 – Anatomia de um Crime

  1. Marcos Paulo disse:

    Filme visto em 04.03.2012. Apesar de ser uma obra de ficção não está muito longe dos ‘shows’ que podem ser vistos em qualquer tribunal do júri no Brasil…. encenados por advogados/atores que usam de todos os artifícios, dentro do que a lei permite, para defender as suas teses e seus clientes…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *