31 – Mercador de Veneza

Na cidade de Veneza, no século XVI, Bassanio (Joseph Fiennes) pede a Antonio (Jeremy Irons) o empréstimo de três mil ducados para que possa cortejar Portia (Lynn Collins), herdeira do rico Belmont. Antonio é rico, mas todo seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim ele recorre ao judeu Shylock (Al Pacino), que vinha esperando uma oportunidade para se vingar de Antonio. O agiota impõe uma condição absurda: se o empréstimo não for pago em três meses, Antonio dará um pedaço de sua própria carne a Shylock. A notícia de que seus navios naufragaram deixa Antonio em uma situação complicada, com o caso sendo levado à corte para que se defina se a condição será mesmo executada.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em Filmes já vistos e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para 31 – Mercador de Veneza

  1. Marcos Paulo disse:

    Filme assistido em: 11.01.12

    Apesar de ser uma obra literária de Shakespeare, retrata, mesmo não sendo factível, a forma de atuação da justiça de uma época, bem como o ritual utilizado e aceito pela sociedade, para se obter justiça. Filme interessante!

    Alguns atos desta peça, principalmente a do julgamento, são referenciadas por Rudolf Ihering em seu livro ‘A luta pelo Direito’.

  2. Pingback: Direito e cinema – 29 filmes para estudantes e profissionais do Direito – Nação Jurídica – 03.06.13 | Projeto Pasárgada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.