As Faces da Justiça – Coordenadoras Carla Patrícia e Marília Sampaio

Este livro foi indicado pela professora (e uma das autoras desta obra) Aléssia, titular da cadeira de Filosofia do Direito. Alguns capítulos desta obra será objeto de cobrança na última prova do semestre, principalmente aqueles que tratam dos três filósofos abordados durante este segundo bimestre (Rawls, Nozick e Dworkin).

SINOPSE

O livro propõe-se a examinar com profundidade questões relacionadas às teorias de Justiça, sob a perspectiva de filósofos consagrados tais como Hans Kelsen, John Rawls, Robert Nozik, Michael Walzer, Ronald Dworkin, Jacques Derrida, Jürgen Habermas e Amartya Sen. O objetivo do livro é provocar uma reflexão sobre Justiça como um conceito, ao lado de instigar a curiosidade de estudiosos em conhecer o legado deixado pelos autores visitados. Nesse sentido, seja como objetivo do Direito, seja como valor, a Justiça aparece a princípio e sobretudo como conceito aberto, que se aproxima da ideia de felicidade em Platão traduzido por Hans Kelsen até atingir o postulado da equidade em John Rawls.

Mais do que isso, a obra trata de teorias políticas e leituras morais construídas em defesa do liberalismo ou do comunitarismo, mas sempre com pauta na Filosofia. Aí reside o ponto de convergência e identidade que se pode extrair da contribuição dos autores estudados e dos autores estudantes, afinal, só na Filosofia pode-se buscar e encontrar o sentido de Justiça.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em Aguardando leitura, Minha biblioteca e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para As Faces da Justiça – Coordenadoras Carla Patrícia e Marília Sampaio

  1. Pingback: Aula 30 – Filosofia do Direito – 11.11.14 | Projeto Pasárgada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *