Aula 01 – Direito do Trabalho I – 12.02.14

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.” Aristóteles

Nesta primeira aula, como de praxe, o professor fez a apresentação do Plano de Aula, detalhando cada um dos itens. Posteriormente, com base no roteiro abaixo, foi feita a chamada ‘pactuação das regras gerais’ para o andamento do curso.

Roteiro 1º Aula

1. Apresentação do professor

2. Apresentação dos alunos

– O que o aluno faz? Pensa e espera da disciplina?

3. Localização na grade e importância da matéria

– Localização – grade;

– Dignidade da Pessoa Humana;

– O funcionamento das empresas/ Serviço Público;

– Estímulo à pesquisa (Doutrina, lei e jurisprudência – Internet).

4. Programa da disciplina (inclusive avaliação)

5. Dicas para a boa condução do nosso curso

– Semestre reduzido – prepare-se;

– A turma é uma rede de pessoas interligadas com o mesmo fim;

– Uso de telefones celulares;

– Uso de computadores e outros aparelhos eletrônicos;

– Saída e entrada em sala de aula;

– Conversas paralelas;

– Relação professor/aluno – respeito mútuo e ética;

– O aluno é responsável pela sua aprendizagem. O professor é orientador;

– Preocupação com AMC, ENADE e Exame da OAB;

– Influência dos resultados do ENADE e da OAB no currículo do recém-formado;

– Atitude:

  • Comprometimento;
  • Atenção com os detalhes;
  • Manutenção dos objetivos.

– Procure aperfeiçoar sua opção: ela se tornará cada vez melhor; e cada vez mais “acertada”.

– Ter a visão voltada para o mercado de trabalho.

– Qualificação para entrar = preparo e intelecto.

– Capacidade para permanecer:

  • atualizar-se sempre;
  • respeitar as pessoas com as quais deverá relacionar-se;
  • inteligência emocional (empatia, equilíbrio, autoestima, autoconfiança).
  • a ética.

– Clima da aula: descontraído (com debates, críticas), mas produtivo e buscando atingir objetivos estabelecidos.

– Não ao “retrabalho”. Para evitar desperdício de tempo, guardar o material de aula e os trabalhos desenvolvidos durante o período da graduação.

– Fique onde você estiver!

6. Para reflexão

– O que eu quero com este curso?

– Quanto me custa este curso?

– Eu sou um estudante profissional?

Com relação a bibliografia, o professor listou as três obras abaixo, sugerindo, por apresentar uma melhor didática e ser de autoria de uma professora, catedrática da UFMG, o livro da Profª Alice Monteiro de Barros, intitulada ‘Curso de Direito do Trabalho’.

Frases proferidas: ‘Exercite o arrependimento eficaz!’, ‘Bem vindos ao melhor direito do mundo, o Trabalhista!’, ‘As pessoas que conheço e que dizem que sabem tudo, ou só falaram besteiras ou ainda falam’, ‘Ninguém é o rei da goiabada ou a rainha da marmelada’, ‘Aqui não é para tirar nota, mas sim para aprender’, ‘O direito civil – obrigações – é o sal da comida, muito importante’, ‘No direito do trabalho muitas das decisões são baseadas em jurisprudências’, ‘Aquele aluno que dorme durante a aula, agarrado na cadeira, pratica o sono doloso, que é uma falta de educação para com o professor’.

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