Aula 02 – Monografia I – 08.08.13

Ao contrário do que estava previsto nesta aula, ou seja, o debate e discussão do texto de Said, dado a grande quantidade de dúvidas dos alunos e uma certa ‘preocupação’, o professor dedicou toda esta aula para explicar o processo de desenvolvimento do TCC (que ocorre ao longo dos próximos 3 semestres, nas cadeiras de monografia I, II e III).

1. A questão

Objeto: Prova ilícita

Objetivo: Por que as provas ilícitas são assimiladas no processo penal?

2. Análise teórica

“Qual é o objetivo? Por que raios d’água estou estudando isso? Com base em quê? Que autores já falaram disso?”

3. Conclusão

“A conclusão é sempre uma hipótese. É o fim de uma sentença lógica.

Introdução

Ninguém começa a escrever um texto pela introdução! É a penúltima coisa a ser feita. A última é o título!

O professor informou que, diferentemente do que consta no Plano de Aula, os atendimentos extra-classe ocorrerão nas terças-feiras das 11h20min até 12h30min e nas quintas-feiras das 19h às 20h, sempre no Núcleo de Pesquisa e Monografia. Não é necessário fazer agendamento prévio!

Frases proferidas: ‘Não me chame de senhor! Senhor está no seu… me chame de professor ou simplesmente Patury’, ‘Eu sempre abro uma janela para o envio dos trabalhos, entre 7 e 10 dias’, ‘Eu só vou considerar o último envio’, ‘A discussão teórica é a parte mais importante da pesquisa’, ‘É muito difícil escrever 6 páginas boas sem ter lido, pelo menos, 3 livros sobre o assunto’, ‘Normalmente bons projetos não são compostos por apenas 5 fichamentos’, ‘Nenhuma questão está circunscrita numa caixinha’, ‘Encontre um puxa vida!, ‘As coisas não são importantes por si mesmas, mas sim, academicamente, pelo problema intelectual proposto’, ‘Se não tiver uma questão problema, não tem muita razão de existir’, ‘O cara me veio com um manual e não uma pesquisa! E o pior que me obrigou a ler aquela coisa toda!’, ‘E tudo isso pra quê? Pra quê? Pra nadaaaaaa!’, ‘Primeiro a cabeça do texto, depois o resto’, ‘A conclusão é sempre uma hipótese. É o fim de uma sentença lógica’, ‘A pesquisa vai produzindo, sucessivamente, novos argumentos… quanto melhor a pesquisa, mais robustos serão os argumentos’, ‘Quando você identifica o problema, você identifica a solução imediatamente’, ‘Ninguém começa a escrever um texto pela introdução’, ‘Este primeiro texto de vocês, de 3 páginas, tem que ter bastante problemas!’.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em Monografia I e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.