Aula 06 – Ética I – 04.04.12

Na aula de hoje a professora projetou os últimos 30 minutos do filme/documentário (abaixo): Lixo Extraordinário (2010):

“Filmado ao longo de quase dois anos, Lixo Extraordinário acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de Muniz era “pintar” esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.”

Após a projeção do filme, abriu-se um debate sobre os temas e conflitos retratados no filme… alguns conceitos e temas foram levantadas, entre estes ‘invisibilidade social’, ‘morte social’, ‘auto-estima’, ‘diferença de classes’, ‘excluídos da sociedade’…

Invisibilidade Social: A figura (pessoa) existe materialmente, mas não existe socialmente. É extremamente perversa pois faz com que seres humanos marginalizados socialmente (mendigos, usuários de droga, pedintes…) sejam ‘invisíveis’ aos olhos do restante da sociedade. Entretanto estas pessoas possuem uma história, dramas, conflitos, desejos, assim como todos os demais seres humanos. Estas pessoas morrem duas vezes, a primeira socialmente e a segunda, comum a todos, morte física.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
This entry was posted in Ética I and tagged . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>