Aula 13 – Introdução ao Direito – 14.09.11

Nesta aula a professora abriu uma discussão geral e ampla sobre tudo que já foi ministrado até então, abordando um pouco de tudo. Confesso que fiquei um pouco ‘aéreo’ nesta aula, talvez em função de ter perdido algumas aulas, mas creio que o objetivo maior foi ratificar o conteúdo ministrado abordando-o de uma outra forma. I hope so!!!

Foi informado que na próxima aula, dia 19.09.11 – segunda-feira, será apresentado um resumo geral sobre as escolas da Exegese e Histórica.

Para a nossa prova, agendada para o dia 26.09.11 – segunda-feira, será cobrado o texto de Plauto Faraco, bem como as escolas do direito (Exegese e Histórica).

Foi confirmada a aula de reposição no dia 24.09.11 – sábado, às 09h40min. Última aula antes da famigerada prova!!!

Frases proferidas: ‘A codificação napoleônica engessava o direito, citando a crítica da escola História a escola da Exegese’, ‘Volksgeist, expressão utilizada por Herder e Savigny, da escola História, e quer dizer ‘Espírito do Povo‘, ‘Pelo amor de Deus, não vão me confundir Volksgeist com Volkswagen na prova, ‘A legislação e o processo legislativo estão na constituição’, ‘Foram os iluministas que exigiram essa ideia de sistema, em função do caos que a França atravessava’, Tudo que eu falo na sala de aula eu cobro na prova, ‘O juiz ao julgar deverá visar a questão social’, O povo fica três horas debaixo do chuveiro, tentando tirar os pecados do corpo, ‘O próximo está próximo’, ‘O direito repousa na liberdade’, ‘A norma em si não dá nenhuma ordem’, ‘A codificação é importante para dar segurança jurídica, a exemplo do que ocorre no Brasil’, ‘Quem pode mais, pode menos, mas quem pode menos não pode mais’, ‘Todo ordenamento é uma pirâmide jurídica, citando Kelsen’, ‘As fontes do direito são muito mais amplas’, ‘Tudo cabeça de amendoim cariado’, ‘Governa-se mal quando se governa demais’, ‘A codificação vai unir a França juridicamente e territorialmente, além de prover poder a Napoleão’, ‘O grande fundamento do código de Napoleão foi buscar a intenção do legislador’, ‘A ideia de código é romana’, ‘Olha o chiclete! vou mandar matar!’.

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