Aula 23 – Pós-Graduação em Direito Previdenciário – Metodologia da Pesquisa Científica. Metodologia e Didática do Ensino Superior – 06 e 07.04.18

AULA 23 – 06.04 e 07.04.18

Fiz a reposição desta aula na bela ‘Cidade Morena’, Capital do Estado de Mato Grosso do Sul, nos dias 22 e 23/06. Excelente aula e grandes aprendizados!!!

Em função da realização da Prova Oral do concurso para o cargo de Delegado da Polícia Judiciária Civil do Estado do Mato Grosso, realizado na cidade de Cuiabá, entre os dias 07 e 08 de abril de 2018, não pude comparecer nesta aula. Oportunamente solicitarei a reposição desta aula em outro turma (aula obrigatória).

Tema da Aula: Metodologia da Pesquisa Científica. Metodologia e Didática do Ensino Superior.

Ementa: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA: A importância da pesquisa na formação jurídica. O conhecimento científico: O objetivo da ciência. Tipos de pesquisa. O Método científico. A ciência jurídica e os objetos de investigação. Passos para a elaboração da pesquisa: conceitos e estruturação de uma pesquisa. A técnica da análise temática. Projeto para a elaboração da pesquisa. Componentes da monografia : Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Leitura e fichamento do material de pesquisa. Citações e referências na pesquisa científica. Questões gráficas da monografia. Como é avaliada a monografia. Dicas práticas para a elaboração, redação e estruturação da pesquisa. Exercícios práticos. METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: Didática e a formação do profissional docente para o ensino superior. Processos formativos dos docentes universitários. Competências para ensinar. Profissionalismo docente. Trabalho docente e saberes experienciais. Ação docente e construção de competências. Representações sobre a docência o perfil da identidade profissional. Da contratação até a sala de aula: trajetória do professor universitário. Gestão do trabalho pedagógico docente universitário. Agentes partícipes do processo de aprendizagem e a interação entre eles. Dilemas e SEP (Sindrome de esgotamento profissional) na atuação docente universitária. Política nacional de educação e a formação das DCN´s (diretrizes curriculares nacionais), dos projetos pedagógicos institucionais, dos projetos pedagógicos de curso, das grades curriculares, dos planos de curso e dos planos de aula. Planejamentos em educação. Tendências pedagógicas no ensino superior. Noções de dinâmica corporal e oratória no ensino superior. Ensino jurídico: histórico e perspectivas. Influências da OAB na qualidade do ensino jurídico nacional: OAB recomenda. Avaliação de aprendizagem: concepções, formatações e funções dos instrumentos avaliativos. Mitos em Educação no ensino superior. Dinâmicas em sala de aula.

Professora: Simone Aparecida Machado Pilotto Fernandes – Professora de educação física (1993). Advogada (1998). Especialista em psicopedagogia (1997). Especialista em Direito desportivo(2009) e ensino a distancia (2015). Mestre em engenharia biomédica (2001). Atua como coordenadora do curso de educação física da UNIP, SJCampos, e professora de cursos de pós graduação em diversas instituições. Professora de Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior.

Curso: Especialização em Direito Previdenciário – ênfase na Prática Administrativa e Judicial (Brasília – 4ª edição).

Módulo II – Carga Horária 15 horas.

5.00 avg. rating (97% score) - 1 vote
Esta entrada foi publicada em Previdenciarista e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.