Curso Extensão – IDP – Brasília – Lei de Anticorrupção – Compliance – 11, 13 e 15.04.16

Sem título idp

CURSO DE EXTENSÃO  – LEI DE ANTICORRUPÇÃO EMPRESARIAL (12 h)

Início das aulas: 11, 13 e 15 de abril. 

Horário: 8h30m às 12h30m

Professores

Mestre em Direito Jorge Hage Sobrinho

Mestre em Direito Navarro de Brito Filho

Mestre  em Direito Flávio Rezende Dematté

Objetivo geral

Disseminar o conhecimento da nova Lei 12.846, de 2013, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública nacional ou estrangeira, habilitando os interessados ao seu manejo e correta aplicação.

Objetivos específicos

Apresentar a nova Lei 12.846, de 2013, analisando suas origens e motivações, bem assim as lacunas do ordenamento jurídico pátrio que ela visa preencher;

Debater sobre a natureza de suas normas e de suas sanções, bem como sobre a independência das instâncias no sistema jurídico brasileiro;

Explorar as características e traços diferenciais da responsabilidade civil e administrativa;

Expor o conteúdo da nova lei, incluindo seu campo de incidência, espécies de pessoas abrangidas, espécies de atos lesivos, sanções e processo administrativo e judicial, atenuantes e agravantes das sanções, cálculo da multa e acordos de leniência;

Apresentar os requisitos, estrutura e efeitos esperados dos programas de compliance, explorando seu potencial preventivo da corrupção.

Conteúdo programático

O problema da corrupção no mundo e no Brasil – sua evolução; instrumentos internacionais de enfrentamento.

A Lei 12.846/2013: origens, necessidade de uma nova lei, lacunas preenchidas.

Conteúdo da nova lei. Objeto. Natureza de suas normas. Responsabilidade Civil e Administrativa: características identificadoras. Independência das esferas. Coexistência com outras normas e processos sancionadores. Responsabilidade Objetiva.

Campo de incidência. Pessoas Jurídicas abrangidas. Espécies de Atos Lesivos. Sanções Administrativas e Sanções Judiciais Civis. Reparação do dano. Competência para o Processo Administrativo. Legitimidade para o Processo Judicial.

Caráter Nacional. Regulamentação Federal.  Implicações.

Processo Administrativo Sancionador. Princípios Constitucionais pertinentes.

O Novo Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoas Jurídicas. Avanços em relação aos anteriores. Competências. Investigação Preliminar. Instrução, Indiciação, Defesa, Julgamento, Pedido de Reconsideração.

Sanções Administrativas da Lei 12.846: Publicação extraordinária da decisão. Multa. Dosimetria. Metodologia de Cálculo. Conceito de Vantagem Indevida.

Acordos de Leniência.

Programas de Compliance. Função Preventiva da Lei.

Direito Comparado. FCPA (EUA) e Reino Unido (Anti-Bribery Act).

Estudo de casos.

Grupos Empresariais. Extensão da Responsabilidade. Limites. Desconsideração da personalidade.

As aulas serão expositivas, com espaço adequado para perguntas dos alunos e debate das questões mais relevantes e controvertidas, nos limites do permitido pela curta duração do curso.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em Compliance, Lei de Anticorrupção - IDP e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.