Juiz Federal – Lições de Preparação para um dos Concursos Mais Difíceis do Brasil – Alexandre Henry

SINOPSE / RESENHA

Alexandre Henry foi um desses acadêmicos, ou melhor, não foi apenas “um desses”, pois o seu entusiasmo e persistência em se aprofundar nas respostas que seu professor lhe repassava o distinguiram como aluno que certamente alcançaria seus objetivos maiores, o que hoje é uma exemplar realidade. A obra que o jovem Juiz Federal proporciona á comunidade acadêmica também não é apenas “uma daquelas” voltada para “a preparação para um dos concursos mais difíceis do Brasil”, é sim um verdadeiro compêndio de regras, ensinamentos e de condutas experimentadas por ele e por vários outros magistrados Federais, forjadas no dia-a-dia de quem um dia sonhou e fez do sonho uma realidade por muitos almejada. De leitura agradável e linguagem acessível, este livro deverá merecer destaque na biblioteca de todo estudioso do direito que busca acesso a uma carreira socialmente prestigiada e indispensável na pacificação dos conflitos sociais ocorrentes na seara da atividade pública federal. 

Acabo de ler este excelente livro do Dr. Henry… Proporcionou uma visão geral da carreira de Juiz Federal, bem como os passos e caminhada que deve-se seguir para alcançar este posto… Adquiri ainda mais ânimo! ‘Fé em Deus e perseverança!’

“Se eu estivesse começando meu estudo para a magistratura hoje, após sair da faculdade e ainda me restando três anos pela frente por conta da atividade jurídica, planejaria cuidadosamente meus passos. Talvez, seis meses de cursinho, não mais do que isso, para me atualizar. Se tivesse tempo, procuraria resumir todo o conteúdo programático dos concursos para a magistratura federal. É uma tarefa gigantesca, que consome mais de um ano com pelo menos duas horas de dedicação diária. Mas, ao final de tudo, você terá um material riquíssimo produzido pela sua própria cabeça, que se tornará sua principal fonte de estudo. Ao mesmo tempo, eu faria uma prova objetiva por semana, apenas para não perder o costume. Também cuidaria de acompanhar a jurisprudência, montando um arquivo (sem se preocupar com o que foi publicado antes de você iniciar seus estudos, pois ainda terá três anos pela frente) com separação de temas: decisões do STF quanto às prisões provisórias, decisões do STJ quanto à prescrição tributária etc. Após terminar os resumos, concentraria meus esforços na resolução de provas objetivas e discursivas, continuando o trabalho com a jurisprudência e relendo meus resumos. Também daria uma boa lida na legislação. Em resumo, seria essa a minha opção caso fosse recém-formado e tivesse três anos livres até poder prestar a prova.” 

Este será o meu planejamento Dr. Henry!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em Dicas, Minha biblioteca, Obras lidas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.