O Positivismo Jurídico e a Teoria Geral do Direito Na obra de Hans Kelsen – Gabriel Nogueira Dias

Autor: Gabriel Nogueira Dias
Editora: Revista dos Tribunais
Páginas: 384
Ano: 2010
Edição: 1

SINOPSE/DESCRIÇÃO

A obra de Kelsen e a importância das suas teorias sempre careceram de detida apreciação e recepção, especialmente na Ciência do Direito.

Em apresentação sistemática, a presente obra traz as principais estruturas do pensamento jurídico kelseniano desde o início de sua obra até seus últimos escritos.

Primeiramente, o projeto juspositivista de Kelsen é analisado na sua gênese e no seu desenvolvimento, apresentando suas pedras fundamentais.

A segunda parte da obra, chamada Segundo Livro, analisa a efetiva construção da Teoria Geral do Direito de Kelsen. Neste ponto, tem-se a percepção de que, com o intuito de conseguir uma estruturação precisa para a sua Teoria Geral do Direito, Hans Kelsen fez uso de diversas “teorias de apoio”, de diferentes instrumentários e de perspectivas heterogêneas.

O Terceiro e último Livro demonstra, por meio de três diferentes exemplos, a relação entre o programa juspositivista de Kelsen e o desenvolvimento da estrutura teórica da sua Teoria Geral do Direito para o conhecimento do ordenamento jurídico.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em Aguardando leitura, Bibliografia, Obras a serem adquiridas e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.