Aula 01 – Economia Política – 28.02.12

“Riobaldo, a colheita é comum, mas o capinar é sozinho…”
(Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas, pg. 51).

Toda a aula de hoje se resumiu, como de praxe, na apresentação do plano de aula, num bate papo (panorama geral) sobre as ‘regras do jogo’ e na exposição dos critérios que balizarão o andamento desta disciplina ao longo do semestre.

O professor disponibilizou um texto intitulado RECOMENDAÇÕES AO ALUNO DE ECONOMIA POLÍTICA, onde aponta os principais pontos que devemos nos ater para termos sucesso nesta cadeira.

Bibliografia

O material bibliográfico obrigatório se consistirá das chamadas NOTAS DE AULA mais alguns capítulos específicos de 4 livros, a saber:

  • Capítulos 1 ao 5 do livro: McMILLAN, John. A Reinvenção do Bazar: Uma história dos Mercados. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2004. Não é um livro didático.
  • Capítulos 1 e 2 do livro: VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval. Economia. Micro e Macro. Rio de Janeiro: São Paulo: Atlas, 2006.
  • Capítulos 4, 8 e 11 do livro: STRATHERN, Paul. Uma breve história da economia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. Não é um livro didático.
  • Capítulos 2, 3, 5, 8, 9 e 10 do livro: GREMAUD, Amaury Patrick; VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval; TONETO JUNIOR, Rudnei. Economia Brasileira Contemporânea. 7ª Edição. São Paulo: Atlas, 2009. Este conteúdo será abordado no segundo bimestre.

Metodologia

Não haverá trabalhos. Ao final de cada capítulo (ou notas de aula) tratado haverão questões propostas pelo professor, sendo que estas comporão o universo a ser cobrado nas provas. Estas questões não serão respondidas formalmente, mas sim discutidas em sala de aula, de modo que cada aluno, com base no que conseguiu aprender sobre o conteúdo ministrado, terá condições de respondê-las.

Avaliação

Serão aplicadas duas provas.

A 2ª prova será aplicada uma semana antes da segunda semana de provas, caso a composição destas duas provas não seja suficiente para a aprovação, o aluno poderá fazer a 3ª prova (durante a segunda semana de prova). Só farão esta 3ª prova aqueles alunos que não forem aprovados nas 2 primeiras provas. Quem fizer a 3ª prova terá, no máximo, menção final igual a ‘MM’.

Foi solicitado que lêssemos o Primeiro Capítulo do texto ‘A ideologia econômica ou como encharcar esponjas’, de autoria do próprio professor André Nunes. Este texto será objeto de discussão na próxima aula (amanhã).

Frases proferidas: ‘a gente só vai aprender/encontrar algo se dispusermos, caso contrário se torna um estupro’, ‘esta cadeira é um mix de várias outras’.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em Economia Política e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.