Aula 11 – Língua Portuguesa – 05.09.11

No início desta aula procurei a professora no intuito de saber a minha nota, referente a avaliação de nivelamento, aplicado na primeira aula, pois conforme comentado na aula anterior, alguns alunos, em função desta avaliação, foram ‘convidados’ a participarem de um curso extra-classe de português, visando o nivelamento com os demais alunos. Tenho interesse em participar deste curso, entretanto não fui ‘convidado’. Em conversa com a professora, esta me mostrou o meu ‘desempenho’ e como já esperado, na parte de produção textual, obtive menção MS e nas questões MI, tendo como média um MM. Ela me informou que em função desta nota não estava incluído no rol de alunos que deveriam participar do curso extra.

Nesta aula deu-se continuidade, fazendo uso de material projetado no quadro, a abordagem dos assuntos: Gêneros Textuais e Tipos Textuais.

Gêneros Textuais: nome dado a textos produzidos segundo modelos sociais e historicamente construídos. São múltiplos e teoricamente inumeráveis. Exemplos: requerimentos, atas, bulas de remédio, anúncios imobiliários, notícia, receita culinária, petição, charge, etc.

Tipos Textuais: modo de organização do texto, ou seja, o padrão utilizado para encadear as unidades de informação no interior dos textos: narração, descrição, dissertação (exposição), argumentação e injunção.

Modos de Organização de Textos: Tipos Textuais (segundo Azeredo, 2008)

Narração: Sequenciação própria da enunciação de fatos que envolvem personagens movidos por certos propósitos e respectivas ações encadeadas na linha do tempo, seja por simples sucessão cronológica, seja também por relações de causa e efeito. Predominam verbos de ação.

Descrição: Tipo de construção textual em que se encadeiam os traços que servem para caracterizar a composição de um ambiente, de um ser vivo, de um objeto, de um evento. Predominam verbos de situação e as expressões qualificativas em geral.

Exposição (dissertação): Modo de desenvolvimento de um tema em torno do qual se articulam ideias e pontos de vista; são textos que transmitem conhecimento.

Argumentação: Encadeamento de proposições com vista à defesa de uma opinião e ao convencimento do interlocutor. Os conectivos (conjunções) lhe são característicos.

Injunção: Emprego de formas da linguagem com que o enunciador explicita sua intenção de levar o destinatário, ouvinte ou leitor, a praticar atos ou ter atitudes. Predominam as formas verbais imperativas.

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