Aula 15 – Economia Política – 17.04.12

Nesta aula o professor fez uma revisão básica do assunto tratado na aula anterior (teoria do consumidor) e abordou a teoria da firma, ambos os assuntos contidos no livro do Vasconcellos….

Bens substitutos: Quando ocorre aumento ou variação do preço de um bem, o bem substituto sofre impactos em sua demanda. Por exemplo quando o preço da gasolina sobe a procura (demanda) por álcool também sofre aumento.

Quando o preço do bem principal (a ser substituído) sobe a demanda do bem substituto sobe também e a recíproca também é verdadeira, ou seja, quando o preço do bem principal cai, a demanda do bem substituto também cai.

Bem complementar: (consumo em conjunto) Aqui ocorre o contrário (do bem substituto), ou seja, quando o preço do bem principal sobe a demanda do bem complementar diminui e vice versa.

Variação da Renda

Variação do gosto

TEORIA DA FIRMA (possui relação, diferentemente da teoria do consumidor, diretamente proporcional quando se trata de preço e oferta). Visão do lado do fabricante/empresário.

Variação de preço (bem substituto na produção)

Variação de insumos (custos de produção/fabricação)

Variação da tecnologia (choque tecnológico)

Gráfico da quantidade de produção x custo x lucro x receita total

Frases proferidas: ‘na nossa economia o preço é fundamental’, ‘é o preço que movimenta todos os setores’, ‘o interesse do produtor é ter lucro e não fazer cadeiras’, ‘a curva da oferta é inelástica em curto prazo’, ‘a economia só cresce com investimentos’.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em Economia Política e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.