Lições de Crítica Hermenêutica do Direito – Lênio Streck

Mais uma obra do Profº Dr. Lênio Streck a constar da minha ‘biblioteca’ particular…

Quando do encerramento da sua palestra ocorrida no STJ, em 09.04.14, o professor Streck leu um trecho do seu último livro (abaixo), ao qual foi aplaudido efusivamente por todos os presentes…

O trecho escolhido foi “As Ideias de Canário e os limites do meu mundo” onde faz uma comparação entre o conto de Machado de Assis e a sua própria trajetória enquanto cientista do Direito… Vale a pena a leitura!

SINOPSE

A conjugação dos textos que fazem parte da obra apontam para um ir além das falácias do cotidiano, mormente as do tipo isso sempre foi assim ou isso é assim mesmo. Portanto, a (necessária) crítica ao discurso jurídico tradicional vem acompanhada da reconstrução da história institucional do direito, descascando o fenômeno, descobrindo as origens dos velamentos que impedem o aparecer das coisas. Trata-se, pois, de um livro que pretende contribuir – na esteira de outras obras do autor – para a superação da crise do direito e, fundamentalmente, daquilo que se convencionou chamar, desde Warat, de senso comum teórico dos juristas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em Aguardando leitura, Minha biblioteca e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Lições de Crítica Hermenêutica do Direito – Lênio Streck

  1. Marta Damaceno disse:

    Sou aluna do 1º sem. de Direito, estou estasiada com o conteudo deste site realmente produtivo irei ao longo do curso acompanhar com certeza. Ja percebi que é bem mais puchado seus professores são realmentes excelentes, qto mais força melhor apreendemos, portanto irei contar com vc para me acompanhar.

    Marta Damaceno 49 anos – São Paulo

    • Marcos Paulo disse:

      Olá Marta, bom dia,

      Obrigado pelas palavras com relação ao meu blog, bem como as visitas realizadas…. Fico feliz em poder contribuir de alguma forma na busca pelo conhecimento jurídico. Fique a vontade para acessar e deixar os seus comentários.

      Realmente, talvez por Brasília sediar todos os tribunais superiores e vários órgãos ligados ao judiciário, temos, enquanto alunos da graduação, a vantagem/facilidade de termos professores excelentes, alguns até ministros, desembargadores, juízes… Isso faz muita diferença.

      Abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.