Punir os Pobres – A Nova Gestão da Miséria nos Estados Unidos – Loïc Wacquant

Este livro foi fortemente indicado pelo professor de Direito Penal – Teoria da Pena, Prof. Lobão Rocha, em 10.09.2012. 

SINOPSE

Esta obra de Loïc Wacquant analisa o processo contemporâneo do desenvolvimento do capitalismo, principalmente nos Estados Unidos, mas com extensão a todo o mundo. Em condições nas quais o capitalismo gera mais desemprego do que emprego, tem lugar a criminalização da pobreza, a passagem do Estado de Bem-Estar Social ao Estado Penal. Os serviços sociais perdem a função assistencial para transformar-se em instrumentos de vigilância e controle das novas “classes perigosas”.

O trabalho de Wacquant desvela a nova missão histórica do sistema penal dirigida à “regulação da miséria e ao armazenamento dos refugos do mercado”. Através do modelo estadunidense, ele analisa a prisão como substituto do gueto, bem como a relação de simbiose entre as duas instituições: o gueto como prisão social e a prisão como gueto judiciário. Este livro é fundamental para os que estão pensando a questão criminal relacionada à transformação do trabalho e as novas formas de marginalização.

Adquiri a versão em inglês, via amazon.com

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em Aguardando leitura, Minha biblioteca e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *