Aula 04 – Economia Política – 07.03.12

“Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar”
(Sócrates).

-

A aula de hoje iniciou a abordagem do segundo capítulo do material disponibilizado (no espaço aluno), denominado ‘A economia positiva e a economia normativa’. Além deste texto foi solicitado a leitura do texto de H. A. Campos, intitulado ‘Falhas de mercado e falhas de governo, uma revisão da literatura’.

Economia positiva: Estuda a economia com base no arcabouço da ciência econômica (considerando que esta seja ciência). Descreve o mundo como ele é. Utiliza as ferramentas e conhecimentos econômicos para descrever o mundo real.

Economia normativa: Olha para o problema e faz um juízo crítico. A ideologia prepondera. Se trata do mundo como deveria ser.

“O ideal era que estes dois mundos (economia positiva e economia normativa) conversassem, mas nem sempre é assim”

No restante da aula o professor citou alguns exemplos (PL nº 4529/04 e planos de saúde) de como estes dois mundos podem ser entendidos e quais são as consequências (reais) associadas a estes fenômenos econômicos.

Frases proferidas: ‘gostaria que, a cada aula, vocês, mais do que decorarem a matéria, entendessem o ponto central do conteúdo abordado’, ‘a aula de hoje, por exemplo, tem como ponto central, o entendimento/diferenciação entre os dois conceitos de economia positiva e economia normativa e como estes dois conceitos se imbricam’, ‘a crença de que as leis são bem intencionadas não procede’, ‘não existe almoço grátis’.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
This entry was posted in Economia Política and tagged , . Bookmark the permalink.

One Response to Aula 04 – Economia Política – 07.03.12

  1. Pingback: Conteúdo da Primeira Prova de Economia Política – 05.04.12 | Projeto Pasárgada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>