Elaboração de Resumos Críticos – NEAC

Durante a reunião do grupo de pesquisa sobre a Internacionalização do Direito, ocorrida em 08.11.11, fomos informado que o UniCEUB, através do NEAC, considera, para fins de contabilização das horas complementares do curso (250 horas ao todo) a produção de resenhas/resumos críticos. Inclusive, na sala onde estávamos reunidos, constava afixado na parede, uma chamada para este tipo de atividade (abaixo).

Resolvi ir até o NEAC para me inteirar dos detalhes e tomar conhecimento da relação das obras eletivas (lista abaixo). As resenhas/resumos devem ser elaboradas, conforme padrão da ABNT e modelo apresentado nas aulas de Língua Portuguesa.

Para a minha surpresa, algumas destas obras, ou já li ou estou lendo, e outras foram comentadas/sugeridas pelos professores das cadeiras do primeiro semestre. Excelente!!!

Pode-se traçar uma estratégia (pretendo fazer isso), de elaborar uma resenha por semestre, já que tem um limite de no máximo 5 (cinco) durante todo o curso.

A princípio escolhi 5 obras desta lista, que pretendo desenvolver estas resenhas, iniciando por Miguel Reale. Não significando, todavia, que só irei ler estas, mas sim, que quando do estudo destas obras em especial, irei também desenvolver a respectiva resenha.

Abaixo defini um cronograma para fins de planejamento (podendo antecipar as entregas, mas nunca ultrapassá-la).

1º semestre 2012 (2º período):

Lições Preliminares do Direito – REALE, Miguel.

2º semestre 2012 (3º período):

Cartas a um Jovem Advogado – Paixão, Determinação e Talento – MÜSSNICH, Francisco.

1º semestre 2013 (4º período):

Teoria da Norma Jurídica – BOBBIO, Norberto.

2º semestre 2013 (5º período):

Teoria Pura do Direito – KELSEN, Hans.

1º semestre 2014 (6º período):

A luta pelo Direito – IHERING, Rudolf Von.


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RELAÇÃO DAS OBRAS:

01 – A Política – ARISTÓTELES.
02 – Ética a Nicômacos – ARISTÓTELES.
03 – O Justo e o Injusto – BARBAS HOMEM, Antônio Pedro.
04 – O Dever do Advogado – BARBOSA, Rui.
05 – Dos delitos e das Penas – BECCARIA, Cesare.
06 – Locke e o Direito Natural – BOBBIO, Norberto.
07 – A Era dos Direitos – BOBBIO, Norberto.
08 – Dicionário de Política – BOBBIO, Norberto.
09 – Teoria da Norma Jurídica – BOBBIO, Norberto.
10 – Teoria do Ordenamento Jurídico – BOBBIO, Norberto.
11 – Liberdade e Igualdade – BOBBIO, Norberto.
12 – A Crise da Justiça – CALAMANDREI, Piero.
13 – O acesso à justiça – CAPPELLETTI, Mauro.
14 – Arte do Direito – CARNELUTTI, Francesco.
15 – Como nasce o Direito – CARNELUTTI, Franscesco.
16 – Metodologia do Direito – CARNELUTTI, Franscesco.
17 – Cidade Antiga – COULANGES, Foustel de.
18 – A vida do direito e a inutilidade das leis – CRUET, Jean.
19 – Crime e Castigo – DOSTOIÉVSKI, Fiódor Mikhailovich.
20 – Levando os direitos a sério – DWORKIN, Ronald.
21 – Vigiar e Punir – FOUCAULT, Michel.
22 – O Caso dos Exploradores de Caverna – FULLER, Lon L.
23 – O Caso dos Denunciadores Invejosos – FULLER, Lon L.
24 – Os Fundamentos da Ordem Jurídica – GOYARD-FABRE, Simone.
25 – O Direito da Guerra e da Paz – GROTIUS, Hugo.
26 – Direito, Liberdade, Moralidade – HART, Herbert.
27 – O Conselho de Direito – HART, Herbert.
28 – Para Gostar de Direito – HERKENHOFF, Joao Baptista.
29 – Diálogo entre um filósofo e um jurista – HOBBES, Thomas.
30 – O Leviatã – HOBBES, Thomas.
31 – A luta pelo Direito – IHERING, Rudolf Von.
32 – O processo – KAFKA, Franz.
33 – Teoria Pura do Direito – KELSEN, Hans.
34 – A reconstrução dos direitos humanos – LAFER, Celso.
35 – Metodologia da Ciência do Direito – LARENZ, Karl.
36 – O que é poder – LEBRUN, Gerard.
37 – A Saga do Zangão – Uma visão sobre o Direito Natural – LIMA, Viviane Nunes Araújo.
38 – O que é Direito – LYRA FILHO, R.
39 – O Direito achado na rua – LYRA FILHO, R.
40 – O Direito que se ensina errado – LYRA FILHO, R.
41 – O Príncipe – MAQUIAVEL, Nicolau.
42 –  O Capital – MARX, Karl.
43 – O Manifesto Comunista – MARX, Karl.
44 – A ética protestante e o espírito do capitalismo – MARX, Karl.
45 – Hermenêutica e Aplicação do Direito – MAXIMILIANO, Carlos.
46 – Do Espírito das Leis – MONTESQUIEU, Charles Louis De Secondat.
47 – A Utopia – MORUS, Thomas.
48 – Cartas a um Jovem Advogado – Paixão, Determinação e Talento – MÜSSNICH, Francisco.
49 – Filosofia do Direito – NADER, Paulo.
50 – Direitos do Homem – PAINE, Thomas.
51 – A República – PLATÃO.
52 – A Alegoria da Caverna – PLATÃO.
53 – Estudos de Filosofia e Ciência do Direito – REALE, Miguel.
54 – Filosofia do Direito – REALE, Miguel.
55 – Lições Preliminares do Direito – REALE, Miguel.
56 – Horizonte do Direito e da História – REALE, Miguel.
57 – Direito e Justiça – ROSS, Alf.
58 – Tu, Tu – ROSS, Alf.
59 – O elogio da loucura – ROTERDÃ, Erasmo.
60 – O Contrato Social – ROUSSEAU, Jean-Jacques.
61 – Discurso sobre as desigualdades dos Homens – ROUSSEAU, Jean-Jacques.
62 – A constituição Burguesa – SIEYES, Emmanuel Joseph.
63 – O guardião da Constituição – SCHIMITT, Carl.
64 – Antígona – SÓFOCLES.
65 – Descasos – Uma Advogada às voltas com o Direito dos Excluídos – SZAFIR, Alexandre.
66 – A espada e a balança: Crime e política no banco dos réus – TÉRCIO, Jason.
67 – Em busca das Penas Perdidas – ZAFFORONI, Eugenio Raul.

Link para o arquivo, em pdf, da relação de obras clássicas: OBRAS CLÁSSICAS

Como fazer uma resenha ou resumo acadêmico crítico

Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.

O objetivo da resenha é guiar o leitor pelo emaranhado da produção cultural que cresce a cada dia e que tende a confundir até os mais familiarizados com todo esse conteúdo.

Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal.

No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso recorrermos ao erro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa mostrar ao leitor as principais características do fato cultural, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.

Tipos de Resenha

Até agora eu falei sobre as resenhas de uma forma geral e livre e esses dados são suficientes para você já esboçar alguns parágrafos.

Contudo, as resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha críticaresenha descritivaresenha temática.

Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:

  1. Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;

  1. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;

  1. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;

  1. Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;

  1. Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.

  1. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.

  1. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.

  1. Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”

Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião o resenhista.

Finalmente, na resenha temática, você fala de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco mais simples:

  1. Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto;

  1. Resuma os textos: Utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;

  1. Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado;

  1. Mostre as fontes: Coloque as referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou;

  1. Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrição do tipo “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”.

Conclusão

Fazer uma resenha parece muito fácil à primeira vista, mas devemos tomar muito cuidado, pois dependendo do lugar, resenhistas podem fazer um livro mofar nas prateleiras ou transformar um filme em um verdadeiro fracasso.

As resenhas são ainda, além de um ótimo guia para os apreciadores da arte em geral, uma ferramenta essencial para acadêmicos que precisam selecionar quantidades enormes de conteúdo em um tempo relativamente pequeno.

Agora é questão de colocar a mão na massa e começar a produzir suas próprias resenhas!

Fonte: http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/

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