Igualdade e Desigualdade – Jefferson Carús Guedes

Optei por participar deste lançamento (em detrimento da aula de Direito do Trabalho I) e consequentemente ouvir, do próprio autor, os comentários acerca da sua obra, intitulada ‘Igualdade e Desigualdade’.

O tema é interessante e faz parte da minha pesquisa e desenvolvimento do meu trabalho de monografia…

Adquiri o livro do professor Guedes e espero que me ajude no desenvolvimento do tema.

SINOPSE

O princípio da igualdade e o princípio da desigualdade são tratados na obra em suas múltiplas dimensões, sob o olhar contemporâneo, que é influenciado pela interpretação constitucional e pelo jogo de forças sociais atuais.

SOBRE O AUTOR

JEFFERSON CARLOS CARÚS GUEDES

É advogado, graduado pela URCAMP-RS, professor concursado de Direito Processual e Coordenador da Revista de Ciências Sociais e Jurídicas da mesma Universidade. Professor na UNIPAR- PR e na Escola Superior do Ministério Público do RS e membro do Instituto dos Advogado do RS. Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela PUC-RS.

Frases proferidas durante a palestra:

“A igualdade é um conceito vazio, é necessário a existência de uma comparação, portanto, trata-se de um conceito relacional”.

“Por aproximadamente 1.500 anos a humanidade deixou de pensar em igualdade (durante a idade média e o feudalismo). Falar de igualdade neste período soa algo vazio. Só depois da revolução francesa é que podemos retomar estes conceitos”.

“Aristóteles já dizia que igualdade é um conceito relacional”.

“Rui Barbosa já dizia: devemos aquinhoar desigualmente os desiguais na medida das suas desigualdades”.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em Graduação, Minha biblioteca, Obras lidas e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Igualdade e Desigualdade – Jefferson Carús Guedes

  1. Pingback: Aula 05 – Direito do Trabalho I – 26.02.14 | Projeto Pasárgada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *